sábado, 7 de fevereiro de 2015


Estudo Bíblico por Neuza Baldini 

PAULO - SUA CONVERSÃO  E  TRAGETÓRIA.
DE PERSEGUIDOR DO EVANGELHO PASSOU A SER PERSEGUIDO









Frases Inesquecíveis – www.neuzabaldini.com
“Não desanimes ante uma batalha perdida. Resta-nos sempre a força da oração de onde nascem a esperança e um espírito de resoluta resistência.”

25 vezes  aparece o nome Saulo na Bíblia Sagrada.
1ª vez onde aparece o nome Saulo - Atos 7.58 - E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
Última vez onde aparece o nome de Saulo - Atos  26.14  - E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava e, em língua hebraica, dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.

162 vezes aparece o nome de Paulo na Bíblia Sagrada
Atos 13.9 - 1ª vez, onde aparece o nome do Apóstolo Paulo - Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:
II Pedro 3.15 - Última vez onde aparece o nome do Apóstolo Paulo - E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

Saulo [Pedido a Deus]
Nome hebraico de Paulo {At 13.9}. De At 13.13 em diante Saulo é chamado de Paulo.


Paulo - (Pequeno)  Nome romano de Saulo, apóstolo dos gentios, o maior vulto da Igreja primitiva {At 13.9}. Israelita da tribo de Benjamim {Fp 3.5} e fariseu {At 23.6} era cidadão romano por ter nascido em Tarso. Foi educado em Jerusalém aos pés de Gamaliel {At 22.3; 26.4-5}. De perseguidor dos cristãos {At 8.3}, passou a ser pregador do evangelho, a partir de sua conversão {At 9}. De perseguidor, tornou-se perseguido. De Damasco foi à Arábia {Gl 1.17}. Voltando para Damasco, teve de fugir {At 9.23-25}. Em Jerusalém os cristãos tinham receio dele {At 9.26-28}, mas Barnabé o levou aos apóstolos. Foi enviado a Tarso {At 9.30}, e dali Barnabé o levou a Antioquia da Síria {At 11.19-30}. Com vários companheiros Paulo realizou três viagens missionárias (At 13-20). Em Jerusalém enfrentou a fúria dos opositores, indo parar em Cesaréia {At 21.17-23.35}, onde compareceu perante Félix, Festo e Herodes Agripa II {At 24-26}. Tendo apelado para o Imperador, viajou para Roma, onde permaneceu preso durante 2 anos {At 27-28} Ali escreveu cartas aos: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Além disso escreveu mais nove cartas; I e II Coríntios, Gálatas, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo e Tito. Diz a tradição que foi libertado e realizou trabalhos missionários por mais 3 anos. Foi preso novamente e executado em Roma, provavelmente em 67 d.C., no tempo de Nero. Não encontramos este registro na Bíblia Sagrada,

A razão pela qual me levou a fazer esta pesquisa sobre a vida do Apóstolo Paulo, foi devido uma mensagem que fui convidada a ministrar na Assembléia de Deus no Leblon, onde congregava.
 O tema era: Passa a Macedônia e ajuda-nos.

Após esta pesquisa, pude entender que, passar a Macedônia é: Padecer, renunciar nossa própria vontade, sofrer perseguição, ser açoitado, (a) receber bofetada na boca, suportar naufrágio, ser preso, sofrer fome e sede. Passar a Macedônia é ter um espinho na carne, mas permanecer fiel a Deus. Será que estamos preparados para passarmos a Macedônia? Deixo esta interrogação com você que está lendo agora esta pesquisa.

Não abandone seu ministério por causa do sofrimento, seu galardão está com Cristo, O homem não tem nada para nos oferecer, mas Jesus Cristo, o Filho de Deus nos garante a vitória.

Isaías 40-10 - Eis que o Senhor JEOVÁ virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face.
Isaías 49.4 - Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, e o meu galardão, perante o meu Deus.
Isaías 62.11 - Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra, diante dele.
Jeremias 31.16 - Assim diz o SENHOR: Reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR; pois eles voltarão da terra do inimigo.
Mateus 5.12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Leia estes textos bíblicos, e medite um pouco, o que foi o sofrimento do Apóstolo Paulo,
mas ele não desistiu,
II Timóteo 4.7 -  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (Palavras do Apóstolo Paulo)

Sejamos imitadores deste homem, que muito sofreu, mas permaneceu fiel até o fim
I Coríntio 4.11-13 - Até esta presente hora, sofremos fome e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
12 E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados e bendizemos; somos perseguidos e sofremos;
13  Somos blasfemados e rogamos; até ao presente, temos chegado a ser como o lixo deste mundo e como a escória de todos.


II Coríntios 11.22-27 - São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendência de Abraão? Também eu.
23  São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
24 Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um;
25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26  em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
27  em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez.

II Coríntios 12.7 - E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim.
9  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.

Paulo recebeu do Senhor Jesus esta palavra de conforto: A minha graça te basta.
Você que está lendo agora este estudo, não desanimes, tenha bom ânimo, não se desespere, prossiga, pois este espinho que está lhe ferindo, lhe fazendo sofrer, Deus está cuidando da sua dor. Ele está no controle de sua vida. Seu galardão está com Ele. 
Lucas 6.23 - Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

Tarso - Capital da Cilícia. Era um centro comercial e cultural. Cidade onde nasceu Paulo nasceu ali
{At 9.11}.
Damaso - Capital da Síria {IRs 15.18; At 9.1-25}.

Atos 8.1-3
1 E também Saulo consentiu na morte dele. (de Estêvão). E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos.
2  E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão e fizeram sobre ele grande pranto.
3  E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Judéia - Província para onde os judeus voltaram depois do cativeiro. A maioria dos que voltou era da tribo de Judá, e por isso o território que ocuparam passou a ser chamado de Judéia. No tempo de Cristo, o termo se referia à parte sul das três regiões em que a província romana da Palestina era dividida. As outras duas eram Galiléia e Samaria. A Judéia fazia parte do pro consulado romano da Síria e era governada por um procurador. Media quase 90 km de norte a sul e, aproximadamente, a mesma distância de leste a oeste. Estendia-se do mar Morto ao mar Mediterrâneo e da altura de Jope até o extremo sul do mar Morto. Mesmo assim, até nessa época, o nome Judéia às vezes indicava toda a Palestina {Lc 1.5; 4.44; 7.17; At 10.37}.

Samaria - Monte situado 12 km a nordeste de Siquém {Am 6.1}. Capital do reino do Norte,  construída nesse monte por Onri (I Reis 16.241Rs 16.24; Jr 23.13; Ez 23; Os 7.1-7; 8.5-6; Am 4.1}. Seu nome atual é Sebastieh.
Região central da Terra Santa, abrangendo as tribos de Efraim e Manassés do Oeste. Ao norte ficava a Galiléia; a leste, o Jordão; ao sul, a Judéia; e, a oeste, o Mediterrâneo {2Rs 17.24-26; At 1.8}.





A CONVERSÃO DE SAULO, QUANDO SEGUIA  NO CAMINHO DE DAMASCO PARA MATAR
 OS DISCÌPULOS DO SENHOR JESUS
Atos 9.1-18
E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2  e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3  E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6  E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7  E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
8  E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9  E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
10  E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
11  E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; (Tarso-Capital da CILÍCIA. Era um centro comercial e cultural. Paulo nasceu ali.
12  e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
13  E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14  e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. (gentio - O que não é israelita {Is 42.1,6).
16  E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
17  E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
18  E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

O PERSEGUIDOR SAULO PASSOU A SER PERSEGUIDO
Atos 9.19-25
19  E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
20  E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus.
21  Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
22  Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
23  E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.
24  Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e, como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,
25  tomando-o de noite os discípulos, o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.

Damasco - Capital da Síria.

Saulo foi para Jesuralém, FALAVA OUSADAMENTE EM NOME DE JESUS
OS GREGOS  PROCURAVAM MATÁ-LO
Atos 9.26-29
26  E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
27  Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
28  E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo.
29  E falava ousadamente no nome de Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.










Saulo voltou para Tarso, sua cidade Natal, por motivo de segurança.
Atos 9.30-31
30  Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia e o enviaram a Tarso.
31  Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.

Cesaréia - Porto que Herodes, o Grande, construiu em honra a César Augusto na costa do Mediterrâneo, a 40 km de Samaria. Cornélio, o CENTURIÃO, era de lá {At 10}. Paulo esteve preso 2 anos ali {At 23.31-26.32}.

Barnabé foi para Tarso, buscar Saulo e o  levou para Antioquia

Atos 11.25-27
25  E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
26  E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
27  Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

Antioquia - Cidade da Pisídia , evangelizada por Paulo e Barnabé 
Pisídia - Distrito da provícia romana da Galácia. Foi visitada por Paulo {At 13.14}.


Houve uma grande fome em todo o mundo. Barnabé e Saulo foram enviados
a Judéia ,para  prestar socorros  aos irmãos.

Atos 11.28-30 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
29  E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
30  O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

Judéia - Província para onde os judeus voltaram depois do cativeiro. A maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e por isso o território que ocuparam passou a ser chamado de Judéia. No tempo de Cristo, o termo se referia à parte sul das três regiões em que a província romana da Palestina era dividida. As outras duas eram Galiléia e Samaria. A Judéia fazia parte do proconsulado romano da Síria e era governada por um procurador. Media quase 90 km de norte a sul e, aproximadamente, a mesma distância de leste a oeste. Estendia-se do mar Morto ao mar Mediterrâneo e da altura de Jope até o extremo sul do mar Morto. Mesmo assim, até nessa época, o nome Judéia às vezes indicava toda a Palestina {Lc 1.5; 4.44; 7.17; At 10.37}.

Atos 12.25
E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.





1ª Viagem missionária de Paulo
Barnabé e Saulo foram  separados pela Igreja em Antioquia da Síria para a obra de Deus e foram propagar o  evangelho em outras cidades.
Atos 13.1-3
1 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3  Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Saulo  e Barnabé  desceram a Selêucia  e pregam em Chipre.
Atos 13.4
E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Selêucia - Porto marítimo da cidade de  Antioquia, onde Barnabé e Saulo  embarcaram  na sua 1ª viagem missionária.
Chipre - Ilha do mar Mediterrâneo. Foi campo missionário em que trabalharam Paulo, Barnabé e João Marcos

Saulo e Barnabé chegaram até Salamina
Atos 13.5
5  E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.
Salamina - Porto de Chipre, onde Paulo e Barnabé pregaram.

Atravessaram a Ilha até Pafos. Paulo repreende a Elimas,
o encantador e o chama de filho do DIABO.

Atos 13.6-12
6  E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus,
7  o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.
8  Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
9  Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:
10  Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
11  Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
12  Então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

Pafos - Capital da ilha de Chipre, cujo governador se converteu pela mensagem de Paulo e por um milagre

Paulo e Barnabé parTiram de Pafos e chegaram a Perge,  da Panfilia .
Porém João Marcos voltou para Jerusalém
Atos 13.13 - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

Perge - Cidade da Panfilia, de onde Marcos voltou para Jerusalém. Era um centro de adoração de Diana.
Panfilia - Província romana situada ao sul da Galácia. Fazia parte da Ásia  Menor.

Atos 13.14: Saulo e Barnabé, saíram de Perge  e foram para  Antioquia da Pisídia

Atos 13.15-49 - O DISCURSO DE PAULO NA SINAGOGA DE ANTIOQUIA DA PISÍDIA. A OPOSIÇÃO DOS JUDEUS.
Atos 13.50-52 - Levantou-se uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e eles partiram  de Antioquia  para Icônio


O evangelho é pregado em Icônio, Listra e Derbe. Sucesso e perseguição A volta a Antioquia
Atos 14.1-2 - Em Icônio pregaram nas sinagogas, uma grande multidão de gregos e judeus creram na pregação de Paulo.
Atos 14.3  - Paulo e Barnabé detiveram-se,pois, muito tempo
Atos 14.4 -  E dividiu-se a multidão da cidade: uns eram pelos judeus, e outros, pelos apóstolos.
Atos 14.5 - E, havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem,
Atos 14.6 - Houve mais uma perseguição contra Paulo e Barnabé , e eles partiram de Icônio para Listra e Derbe , cidades da Licaônia,  e para província circunvizinha; e ali pregavam o evangelho.
Atos 14.19 - Alguns  judeus  apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Atos 14.20 - Mas rodeando-o os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. E no dia seguinte, saiu, com Barnabé novamente para Derbe.
Atos 14.21 - E, tendo anunciado o  evangelho em Derbe, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia.
Atos 14.24 - Paulo e Barnabé, passaram   depois em Pisídia , dirigiram-se a Panfília.
Atos 14.25 - Anunciaram a palavra em  Perge, desceram a Atália.

Derbe - Cidade da província romana da Galácia,evangelizada pelo apóstolo Paulo em sua 1ª viagem missionária.
Listra - Cidade da Licaônia, onde Paulo encontrou Timóteo  {At 14.6-21; 16.1-2}.
Icônio - Capital da Licaônia -  Paulo visitou Icônio com Barnabé na primeira viagem missionária {At 14.1-7,19-21}.
Antioquia - Cidade da Pisídia, evangelizada por Paulo e Barnabé {At 13.14-52; 14.21}.
Atália - Uma cidade importante na costa da Panfília, onde Paulo pregou na sua 1ª viagem missionária
Atos 14.26,28 - De Atália  navegaram para Antioquia. E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.


A questão acerca do rito MOSAICO (circuncisão). A assembléia de Jerusalém e sua decisão.

Atos 15.1 - Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
Atos 15.2 - Paulo e Barnabé  tiveram uma discussão  por causa da circuncisão, então  Paulo,  Barnabé e mais alguns subiram a Jerusalém para estar com os apóstolos e com os anciãos sobre aquela questão.
Atos 15.3 - E nesta viagem à Jerusalém foram acompanhados pela  igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria.
Atos 15.4 - Quando chegaram  a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos.
Atos 15.22 - Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos.
Atos 15.30 - Após esta Assembléia em Jerusalém ,  Paulo , Barnabé, Judas e Silas , partiram para Antioquia.
Atos 15.35 - Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.

Samaria - 1) Monte situado 12 km a nordeste de Siquém {Am 6.1}.
2) Capital do reino do Norte, construída nesse monte por Onri {IRs 16.24; Jr 23.13; Ez 23; Os 7.1-7; 8.5-6; Am 4.1}. Seu nome atual é Sebastieh.
3) Região central da Terra Santa, abrangendo as tribos de Efraim e Manassés do Oeste. Ao norte ficava a Galiléia; a leste, o Jordão; ao sul, a Judéia; e, a oeste, o Mediterrâneo {2Rs 17.24-26; At 1.8}.

SEPARAÇÃO ENTRE PAULO E BARNABÉ
Atos15.36 - Alguns dias depois, Paulo convidou  Barnabé a visitar os irmãos por todas as cidades que eles haviam anunciado a palavra do Senhor, para ver come eles estavam.
Atos 15.37 - Barnabé aconselhou  Paulo  levar nesta viagem a João Marcos.
Atos 15.38 - Paulo não concordou em levá-lo, visto que  em Panfilia João Marcos havia se separado e não os acompanhou  na 1ª viagem missionária, conforme está escrito em Atos 13.13, onde diz que João Marcos não quis acompanhar  Paulo e Barnabé, e voltou para Jerusalém.
Atos 15.39 - Houve contenda entre Paulo e Barnabé, e se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo  a João Marcos,   navegou para Chipre.

2ª VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO - Paulo e Barnabé estavam em  Antioquia.
Atos 15.40-41 - Paulo escolheu a Silas e passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.
Síria -  A Síria, que se estendia desde o nordeste da Palestina até os vales dos rios Tigre e Eufrates  {Nm 23.7)

Silícia - Província romana da Ásia Menor, ligada com a  Síria. Sua capital era Tarso {At 21.39}.

PAULO ENCONTRA TIMÓTEO
Atos 16.1-2 - Chegando Paulo  em Derbe e Listra,  encontrou um discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, seu pai era grego, do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Atos 16.3-4: Paulo quis que Timóteo fosse com ele na viagem missionária. Circuncidou-o e  mostrava a todos para que soubessem que Timóteo fora circuncidado.
Atos 16.6 - Paulo, Silas e Timóteo,  passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
Atos 16.7 - Chegaram a  Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

Frigia - Distrito da Provínvia romana da Ásia. A Frigia ficava numa região onde hoje está a Turquia. Paulo pregou ali
{At 16.6; 18.23
Galácia - Província  romana situada no centro-norte da ÁSIA, MENOR, onde hoje está a Turquia. A Galácia foi visitada  por Paulo {At 18.23} e ali havia várias igrejas {ICo 16.1}.
Mísia -Distrito situado no noroeste da Província romana da Ásia, junto ao mar Egeu {At 16.7-8}.
Bitínia - Provincia romana que ficava ao norte da Ásia. O Espírito Santo proibiu Paulo de pregar lá {At 16.6-10}, mas no séc. I já havia cristãos nessa região {1Pe 1.1}.





DE MÍSIA FORAM PARA TRÔADE
Atos 16.8 - E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.

Trôade - Porto situado na Mísia, um distrito da Província romana da Ásia, a 16 km das ruínas de Tróia. Em Trôade Paulo teve uma visão que o levou à Europa


A VISÃO EM TRÔADE. PREGAÇÃO EM FILIPOS: A CONVERSÃO DE LÍDIA 
E DO CARCEREIRO. A CURA DA PITONISA
Atos 16.9-10 - Paulo teve em Trôade uma visão, que um varão da Macedônia lhe rogava dizendo: Passa  à Macedônia e ajuda-nos.
10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

Macedônia - Província romana situada ao norte da Grécia, várias vezes visitada por Paulo {At 16.9-17-  20.1-6}.

Após esta visão  partiram para a Macedônia, concluindo que o Senhor os  chamava para anunciar o  evangelho.

Atos 16.11 - Navegando de Trôade foram correndo em caminho direito para a Samotrácia
Atos 16.11 - E, no dia seguinte, para Neápolis.

Samotrácia - Ilha do mar Egeu {At 16.11}.
Neápolis - Porto de Filipos. Ficava 16 km longe da cidade { At 16.11}.

Atos 16.12 - De Neápolis, partiram para Filipos , que é a primeira cidade desta parte da Macedônia e é uma colônia, e estiveram ali alguns dias.

Filipos - Cidade da Macedônia fundada por Felipe II, pai de Alexandre, o Grande, no ano 358 a.C. Foi a primeira cidade da Europa que ouviu a pregação de um missionário cristão {At 16.6-40}.

Atos 16.13 - No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

Atos 16.14-15 - Uma mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura da cidade de Tiatira, e que servia a Deus ,  e o Senhor lhe abriu o coração para ouvir o que Paulo dizia.  Foi batizada ela e sua casa.
Atos 16.16-18 - Indo Paulo e Silas à oração, saiu-lhes ao encontro uma jovem que tinha o espírito de adivinhação, a qual dava grande lucro aos seus senhores . Paulo repreendeu este espírito em nome de Jesus.
Vendo seus senhores que  a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam a Paulo e Silas, e os açoitaram com varas e os lançaram na prisão.

ATOS 16.19-34 - PAULO E SILAS FORAM AÇOITADOS, PRESOS E AMARRADOS AO TRONCO. E de repente sobreveio um terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram.  Devido este ocorrido, o carcereiro converteu-se e foi batizado ele e sua casa.

Atos 16.35-39 - Após este acontecimento, os quadrilheiros mandaram soltar Paulo e Silas.
Atos 16.40 - E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia, e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.


PAULO EM TESSALÔNICA E BERÉIA
Atos 17.1-4  - E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a  Tessalônica , onde havia uma sinagoga de judeus.
E Paulo, como tinha por costume, foi Ter com eles e, por três sábados, disputou com eles sobre as Escrituras.
E alguns deles creram e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande  multidão de gregos religiosos e não poucas mulheres distintas.
Atos 17.5-12 - Devido um alvoroço provocado por alguns judeus desobedientes, os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica,  porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Muitos creram e receberam a palavra, inclusive mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões.

Anfípolis - Cidade da Macedênia, capital de um dos seus quatro distritos {At 17.1}.
Apolônia - Cidade da Macedônia, localizada entre Anfípolis e Tessalônica {At 17.1}.
Tessalônica - Capital da  Provincia romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia. Paulo pregou ali
Beréia - Cidade da Macedônia onde Paulo fundou uma igreja em sua segunda viagem missionária {At 17.10-14; 20.4}.

Atos 17.13-14 :  Mas , logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá e excitaram as multidões.
No mesmo instante, os irmãos mandaram a  Paulo que fosse até o mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali , em Beréia.

PAULO EM ATENAS . O SEU DISCURSO NO AREÓPAGO
Atos 17.15 - E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas. Silas e Timóteo receberam ordem para que fossem ter com Paulo o mais depressa possível.
Atenas - Nos tempos antigos, a capital da Ática, um dos estados gregos. A cidade foi construída ao redor de uma colina rochosa chamada Acrópole. Atenas era um famoso centro de cultura. Paulo a visitou na segunda viagem missionária {At 17.15-34}.
Atos 17.17-30 - ENQUANTO PAULO AGUARDAVA A CHEGADA DE SILAS E TIMÓTEO, O SEU ESPÍRITO SE COMOVIA, VENDO A CIDADE ENTREGUE A IDOLATRIA.
JEDEUS, RELIGIOSOS, FILÓSOFOS E EPICUREUS E ESTÓICOS CONTENDIAM COM PAULO E O LEVARAM AO AREÓPAGO.

AREÓPAGO - Nome do tribunal de Atenas que funcionava nessa colina. Esse tribunal tratava de leis, religião e educação.
 {At 17.19}.

Paulo fala com eles a respeito  da ressurreição dos mortos. Uns escarneciam,  e outros diziam que iriam ouvir mais acerca deste assunto

Atos 17.31-34 - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.
32 E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
33  E assim Paulo saiu do meio deles.
34  Todavia, chegando alguns varões a ele, creram: entre os quais estava Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e, com eles, outros.

PAULO EM CORINTO E EM ÉFESO. VOLTA PARA JERUSALÉM
Atos 18.1-4 - De Atenas, Paulo partiu para Corinto,  onde conheceu  um judeu por nome Áquila e sua mulher Priscila, que tinham vindo  da Itália . Como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhavam fazendo tendas e todos os sábados pregava nas sinagogas e convencia judeus e gregos.
Atos 18.5 -  Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado pela palavra, testificando aos judeus  que Jesus era o Cristo.
Atos 18.6-11 -  Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo e, desde agora, parto para os gentios.
7  E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tito Justo, que servia a Deus e cuja casa estava junto da sinagoga.
8  E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.
9  E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;
10  porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Atos 18.11 - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

ATOS 18.12-17 - PAULO FOI LEVADO AO TRIBUNAL, ACUSADO PELOS JUDEUS. GÁLIO PROCÔNSUL DA ACAIA EXPULSOU OS JUDEUS DO TRIBUNAL E NÃO ACEITOU A ACUSAÇÂO QUE ELS FAZIAM A PAULO.

Acaia - Província romana que, juntamente com a Macedônia, formava a Grécia 

Atos 18.18 -  Depois de muitos dias em Corinto, Paulo despediu-se dos irmãos e  navegou para a Síria e, com ele , Priscila e Áquila, tendo rapado  a cabeça  em Cencréia, porque tinha voto.

Corinto - Cidade da Grécia, cheia de pecado e corrupção, destruída pelos romanos em 146 a.C. e reconstruída em 46 d.C. "Coríntio" era sinônimo de "imoral", "depravado". Em Corinto havia um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor. Nesse templo havia mil prostitutas culturais, que atraíam adoradores de todo o mundo antigo. Em Corinto Paulo fundou uma igreja {At 18.1-18}.

Cencréia - Porto de Corinto. Ali havia uma igreja cristã {At 18.18}.
Síria -  Se estendia desde o nordeste da Palestina até os vales dos rios Tigre e Eufrates  {Nm 23.7)

Atos 18.19-21 - Paulo chegou a Éfeso e deixou-os ( Priscila e Áquila), mas ele Paulo, entrando na sinagoga , disputava com os judeus.
E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Antes, se despediu deles, dizendo: Querendo Deus, outra vez voltarei a vós . E partiu de Éfeso.

Atos 18.22-  Partindo de Éfeso chegou a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia.
Atos 18.23 -  E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.

Éfeso - Capital da Província romana da Ásia, famosa por seu templo de Diana. Era um grande centro comercial. Uma das sete cartas do Apocalipse foi dirigida à igreja de Éfeso {Ap 2.1-7}.





3ª VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO - PAULO PREGA O EVANGELHO EM ÉFESO.
TUMULTO EXCITADO POR DEMÉTRIO
Atos 19.1-11 : Paulo retorna a Éfeso -E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo  , tendo passado por todas as regiões superiores , chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos.
Paulo  perguntou aos crentes de  Éfeso se eles já conheciam o batismo com Espírito Santo, o que disseram que só conheciam o batismo de João.
E , impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
Estes eram, ao todo, uns doze varões.
E durou isto por espaço de dois anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos.
E Deus pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias.
Atos 19.20-21 - Assim, a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.
E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.
Atos 19.22 - Paulo enviou à Macedônia Timóteo e Erasto, ele ficou por algum tempo na Ásia.

Ásia - Província romana onde estavam localizadas as sete igrejas mencionadas em {Ap 1.4-22}. Sua capital era Éfeso {At 20.16}. Era limitada ao norte pela Bitínia; a leste, pela Galácia; ao sul, pela Lícia; e a oeste pelo mar Egeu. Ásia, no NT, é sempre essa província.

LEIA ATOS 19.23-41, PARA VOCÊ ENTENDER O ALVOROÇO QUE HOUVE NA CIDADE,
PROVOCADO POR DEMÉTRIO
Grécia - País situado no Sul da Europa {Dn 10.20}, chamado no AT também de Javã {Is 66.19}. A filosofia, a cultura e a língua dos gregos se espalharam pelo mundo bíblico no tempo das conquistas de Alexandria (1). Na segunda e terceira viagens missionárias Paulo esteve na Grécia, que naquele tempo estava dividida em duas Províncias romanas: a Macedônia, ao Norte, e a Acaia, ao Sul. Ele esteve nas cidades de Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto {At 16.6-18.18; 20.1-6}.

PAULO VISITA OUTRA VEZ A MACEDÔNIA E A GRÉCIA E, DEPOIS VOLTA PARA ÁSIA.
Atos 20.1 - Depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os saiu para  a Macedônia.
Atos 20.2 - E, havendo andado por aquelas terras e exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
Atos 20.3 - Passando ali três meses e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia.
Atos 20.4 - E acompanhou-o, até à Ásia, Sópatro, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.
Atos 20.5 - Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade.
Atos 20: 6  - E, depois dos dias dos pães ásmos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.
Atos 20.7 - No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite.
Atos 20.8 - Havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
Atos  20.9 - E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
Atos 20.10 - Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
Atos 20.11 - E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.
Atos 20.12  - E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.
Atos 20.13 - Nós, porém, subindo ao navio, navegamos até Assôs, onde devíamos receber a Paulo, porque assim o ordenara, indo ele por terra.
Atos 20.14  - E, logo que se ajuntou conosco em Assôs, o recebemos, e fomos a Mitilene.
Atos 20.15 - E, navegando dali, chegamos no dia seguinte defronte de Quios,  no outro aportamos a Samos e, ficando em Trogílio, chegamos no dia seguinte a Mileto.
Atos 20.16 - Porque já Paulo tinha determinado passar  adiante de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.





Assôs - Porto da Mísia {At 20.13}.
Mitilene - Capital de Lesbos, ilha do mar Egeu .
Quios - Ilha situada a noroeste de Éfeso { At 20.15}.
Samos - Ilha do mar Egeu
Trogilo - Um promontório da Ásia Menor, em frente da Ilha de Samos. Não é certo que a palavra trogilio é uma parte do texto original, mas certo é que Paulo passou por lá, quando voltava para Jerusalém por ocasião da sua 3ª viagem missionária.
Mileto - Porto do mar Egeu, uns 50 km ao sul de Éfeso


LEIA O DISCURSO DE PAULO AOS ANCIÂOS DA IGREJA DE ÉFESO – ATOS 20.17-38
Atos 20.17  - De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.
Atos 20.22-24 - E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,
23  senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
24  Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
25  E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.

Atos 20.26-38 - Paulo exorta os bispos  que apascentem a Igreja de Deus, e alerta que, com a ausência dele entraria no meios dos cristãos lobos cruéis, e que dentre os irmãos iria se levantar homens com procedimentos perversos para atrair os discípulos.
Paulo recomenda vigilância, e os lembra que durante três anos ele não cessou de admoestá-los noite e dia com lágrimas. Após estas recomendações, pôs-se de joelhos e orou.
Houve um grande pranto entre todos, que se lançando ao pescoço de Paulo o beijaram.

PAULO CHEGA A JERUSALÉM E É PRESO NO TEMPLO.
Atos 21.1-4 - E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito e chegamos a Cós e, no dia seguinte, a Rodes, de onde passamos a Pátara.
2  Achando um navio que ia para a Fenícia, embarcamos nele e partimos.
3  E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali.
4  E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles, pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém


Cós - Uma ilha no mar Egeu, perto da costa da Ásia Menor, onde Paulo passou uma noite, na sua terceira viagem missionária .- Atos 21.1
Rodes - Uma ilha ao sudeste da Ásia Menor, por onde Paulo passou, em sua 3ª viagem missionária. Atos 21.1
Pátara - Uma cidade da Costa da Lícia. Existia ali o famoso oráculo de Apolo. É hoje apenas um lugar de ruínas que conservam o mesmo nome antigo. Paulo partiu deste porto em navio, quando se dirigia a Jerusalém nos fins da sua 3ª viagem missionária - Atos 21.1
Fenícia - País mediterrâneo, situado ao Norte de Israel {At 21.2}. Suas cidades principais eram os portos de Tiro e Sidon, de onde foi exportado o cedro usado na construção do Templo {1Rs 5.1-10}.
Tiro - Porto da Fenícia situado numa ilha ao norte do Carmelo e ao sul de Sidom {1Rs 9.10-14; Is 23; Ez 26-28; )
Mc 7.24-31; At 21.3-7}. O povoado situado no continente, na direção de Tiro, se chamava Ushu. Tiro está hoje ligada ao continente e se chama Sur. Em 333 a.C., a fim de conquistar Tiro, Alexandre, o Grande, construiu um aterro de ligação de uns 800 metros de extensão.

Atos 21.5-14 - Paulo passou alguns dias  com os irmãos na cidade de Tiro. Após orarem na praia de joelhos, despediu-se dos irmãos, subiu ao navio , e partiram para Ptolemaida, ficando ali alguns dias.
No dia seguinte partiram para Cesaréia, sendo recebidos  na casa de Filipe o evangelista. Demoraram ali alguns dias. Veio da Judéia um profeta por nome Ágabo, que por revelação do Espírito Santo, este profeta usou o cinto de Paulo para simbolizar, como  o apóstolo Paulo seria preso em  Jerusalém e entregue aos gentios.
Os discípulos pediram a Paulo que ele não subisse a Jerusalém.
Porém Paulo, sentiu-se magoado com aquela reação dos irmãos, embora eles o fizessem por amor a Paulo, mas ele sabia que ele ia padecer até a morte por amor a Cristo, e que ele não podia recuar, mas  seguir em frente.

Ptoleimada - Porto situado entre o Carmelo e Tiro {At 21.7}, chamado de Aco no AT {Jz 1.31}.

Atos 21.15-40 - Depois daqueles dias, Paulo e alguns discípulos de Cesaréia, subiram a Jerusalém e recebidos pelos irmãos de muito boa vontade. Paulo relatou aos irmãos de Jerusalém, o que Deus havia já realizado através do seu ministério.
Paulo foi com os irmãos a casa de Tiago. Os anciãos de Jerusalém relatam para Paulo que a multidão já o aguardava para ouvirem os ensinamentos da palavra de Deus.
Paulo se prepara para entrar no templo e pregar a Palavra. Passados sete dias, os judeus da Ásia alvoroçaram todo o povo  contra Paulo, pegando-o, arrastaram-no para fora do templo, e tentaram mata-lo.
Com a chegada do tribuno (magistrado), cessaram de ferir a Paulo.
O tribuno o prendeu  e  mandou atar Paulo com duas cadeias e o indagou o que ele Paulo havia feito. Tão grande era o alvoroço, que não se podia entender o que falavam. Os soldados tiveram que proteger Paulo, por causa d violência da multidão.
Paulo pede permissão para explicar quem ele era, e porque estava sendo perseguido . Ele falou ao povo em língua hebraica.

Jerusalém - Cidade situada a uns 50 km do mar Mediterrâneo e a 22 km do mar Morto, a uma altitude de 765 m. O vale do Cedrom fica a leste dela, e o vale de Hinom, a oeste e ao sul. A leste do vale de Cedrom está o Getsêmani e o monte das Oliveiras. Davi tornou Jerusalém a capital do reino unido {IISm 5.6-10}. Salomão construiu nela o Templo e um palácio. Quando o reino se dividiu, Jerusalém continuou como capital do reino do Sul. Em 587 a.C. a cidade e o Templo foram destruídos por Nabucodonosor {IIRs 25.1-26}. Zorobabel, Neemias e Esdras reconstruíram as muralhas e o Templo, que depois foram mais uma vez destruídos. Depois um novo Templo foi construído por Herodes, o Grande. Tito, general romano, destruiu a cidade e o Templo em 70 d.C. O nome primitivo da cidade era JEBUS. Na Bíblia é também chamada de Salém {Gn 14.18}, cidade de Davi {1Rs 2.10}, Sião {1Rs 8.1}, cidade de Judá {IICr 25.28}, cidade de Deus {Sl 46.4} e cidade do grande Rei {Sl 48.2}.

Atos 22.1-29 - LEIA O DISCURSO DE PAULO EM SUA DEFESA
Atos 22,30 - No dia seguinte Paulo foi solto e conduzido ao Sinédrio, diante dos principais dos sacerdotes e de todo o conselho.
Atos 23.1-10 - Paulo tenta justificar-se diante do Sinédrio, mas o sumo sacerdote Ananaias, mandou que o ferissem na boca. Houve dissensão entre os judeus e originou-se um grande clamor, pois as opiniões em relação a Paulo se dividiam. O tribuno temendo pela vida de Paulo, pediu que os soldados o levassem para a fortaleza.
Atos 23.11 - E, na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.
Roma - Capital do Império Romano, fundada em 753 a.C. Ali Paulo esteve preso provavelmente duas vezes {At 28.11-31; IITm 1.16-17; 4}.

CONSPIRAÇÂO DOS JUDEUS CONTRA PAULO. ESTE É MANDADO PARA CESARÉIA
 AO GOVERNADOR FÉLIX LEIA ATOS 23.12-35

Atos 23.23-24 - E, chamando dois centuriões, lhes disse: Aprontai para as três horas da noite duzentos soldados, e setenta de cavalo, e duzentos lanceiros para irem até Cesaréia;
13 - E aparelhai cavalgaduras, para que, pondo nelas a Paulo, o levem salvo ao governador Félix.

Atos 23.31 -Tomando, pois, os soldados a Paulo, como lhes fora mandado, o trouxeram de noite a Antipátride.
Antipátride - Cidade situada na estrada militar entre Jerusalém e Cesaréia, na distância de 65 km de Jerusalém e de 40 km de  Cesaréia. Herodes, ao reconstruir a cidade, deu-lhe o nome de Antipátride, em honra ao seu pai. Foi à Antipátride que Paulo foi conduzido por soldados.

PAULO PERANTE O TRIBUNAL DO GOVERNADOR FÉLIX - LEIA ATOS CAP. 24
Atos 24.5 - Temos achado que este homem é uma peste e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e o principal defensor da seita dos nazarenos; ( acusação feita por um certo Tértulo)

Atos 24.27 - Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso.


PAULO COMPARECE PERANTE FESTO E APELA PARA CÉSAR  Leia Atos 25.1-1
PAULO PERANTE O REI AGRIPA - LEIA ATOS 25.18-27

Capítulo 26 -  Paulo diante do ao rei Agripa,  fala em sua própria defesa
Que conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu, mas que  agora , pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais, estou aqui e sou julgado( palavras do Apóstolo Paulo)
Paulo relata para o rei Agripa o que aconteceu com ele quando seguia para Damasco, com poder dos principais dos sacerdotes, para  perseguir, e maltratar os cristãos.
E Paulo diz: Pelo que ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

Atos 26.24-32 - E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!
25  Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo! Antes, digo palavras de verdade e de um são juízo.
26  Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
27  Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.
28  E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
29  E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
30  Dizendo ele isto, se levantou o rei, e o governador, e Berenice, e os que com eles estavam assentados.
31  E, apartando-se dali, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.
32  E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.

Festo - Governador que sucedeu a Félix na Judéia, de 60 a 62 d.C. {At 24.27}. Presidiu o julgamento em que Paulo apresentou sua defesa perante Herodes Agripa II {At 24.27-26.32}.

PAULO É MANDADO PARA ITÁLIA. O NAUFRÁGIO DO NAVIO – ATOS 27
Paulo e mais alguns presos foram entregues a um centurião por nome Júlio da Coorte Augusta. Embarcaram num navio adramitino( navio de Adramito, cidade da Mísia).
Navegaram pela costa da Ásia, chegando no dia seguinte a Sidom, e Júlio tratando Paulo humanamente, permitiu que ele fosse ver os amigos, para que cuidassem dele.
Depois navegaram para Chipre

Sidom - Cidade situada numa ilha entre Beirute e Tiro, na Fenícia, atual Líbano. Era um centro de fabricação de objetos de vidro, e o seu povo era dado à idolatria {Jz 10.6; 1Rs 11.5; Is 23.2-4; Ez 28.20-23}. Jesus visitou Sidom {Mc 7.24}, mencionou Sidom {Mt 11.21} e teve contato com os sidônios {Mc 3.8; Lc 6.17}.

Atravessaram o mar ao longo da Cilícia e Panfília, chegaram a Mirra, na Lícia

Cilícia - Província romana da Ásia Menor, ligada com a Síria. Sua capital era Tarso {At 21.39}.

Mirra - Porto da Lícia {At 27.5}.

Lícia - Província situada no extremo sul da província da Ásia {At 27.5}.

O centurião encontrou um navio de Alexandria, que navegava para Itália, e embarcaram nele. Como o vento era contrário,  chegaram defronte de Cnido,  navegaram  abaixo de Creta, junto de Salmona.

Cnido - Porto situado no sudeste da Província romana da Ásia {At 27.7}.

Creta - Ilha do mar Mediterrâneo {At 27.7-21}. Nessa ilha Paulo e Tito fundaram uma igreja {Tt 1.5-14}

Salmona - Cabo da ilha de Creta {At 27.7}.

Com grande dificuldade, chegaram a Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia

Bons Portos - Um porto da Creta

Laséia - Cidade localizada a oito km da costa sul da ilha de Creta.





Paulo os admoestou, que a navegação seria perigosa, incômoda e com muito dano, para eles, para a carga e para o navio. Porém o piloto não deu crédito às palavras de Paulo, pois acreditava mais no piloto do que em Paulo.

Como o porto não era cômodo para invernar, decidiram navegar para Fenice, que é um porto de Creta, que olha para a banda do vento da África e do Coro, para invernar ali.
Como o vento era brando, foram costeando Creta.
Mas não muito longe, deu na embarcação um pé de vento Euroaquilão. Este vento foi tão forte que arrebatou o navio, de maneira que o piloto não teve mais controle da embarcação.
Conseguiram chegar até a uma ilha por nome Cauda, conseguiram pegar o batel. Cingiram o navio, temendo  darem a costa da Sirte, amainadas ( abrandadas)as velas, assim foram à toa pelo mar. Atos 27.17

Batel - Pequeno barco {At 27.30}.
Sirte - Nome da costa africana entre Cartago  e Cirene. Seus ventos, marés e areias movediças, infundiam terror aos antigos marinheiros.
 Euroaquilão - O nome do  vento tempestuoso que impeliu o navio de Paulo ao naufrágio na ilha de Malta.

Diante da terrível tempestade no mar, os tripulantes tentaram aliviar o peso da embarcação, lançando ao mar a armação do navio.
Ficaram vários dias sem verem, nem o sol nem as estrelas, assim já não havia mais esperanças para eles chegassem com vida em terra.

Atos 27.21-26 - Paulo exorta e ao mesmo tempo anima seus companheiros de viagem.
21 Havendo já muito que se não comia, então, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó varões, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perdição.
22  Mas, agora, vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
23  Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
24  dizendo: Paulo, não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
25  Portanto, ó varões, tende bom ânimo! Porque creio em Deus que há de acontecer assim como a mim me foi dito.
26  É, contudo, necessário irmos dar numa ilha.

Atos 27.27-44
Na 14ª noite no mar, em meio a tempestade, foram levados com força de uma a outra banda do mar Adriático.
Por volta da meia-noite, suspeitaram os marinheiros que já estavam próximas de alguma terra.
Fizeram algumas tentativas, planejaram deixar o navio e embarcarem  no batel. Porém Paulo os avisou que todos permanecessem dentro do navio, e que  nenhum dos 276 homens iam se perder, porque nem um cabelo cairia da cabeça de qualquer um deles.
Em determinado momento, devido a forças das ondas, o navio se partiu.
O centurião, querendo salvar a vida de Paulo, mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar e se salvassem em terra.
Os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra, a salvo.  Glória a Deus!!!

Atos 28.1 - Havendo escapado, então, souberam que a ilha se chamava Malta.
Malta - Ilha do mar Mediterrâneo, situada 100 km ao sul da Sicília, Itália. Próximo dessa ilha naufragou o navio em que Paulo viajava para Roma

Atos 28.1-10 -  Paulo na Ilha de Malta

Quando chegaram nesta ilha,foram muito bem recebidos com humanidade. Para se aquecerem do frio, acenderam uma fogueira. Nomeio da lenha, havia uma víbora que  atacou a mão de Paulo.
Paulo lançou-a no fogo e nada lhe aconteceu. Todos esperavam que ele ia cair morto, o que não aconteceu. Louvado seja a Deus!!!
Nesta ilha havia um enfermo, o pai de Públio. Paulo orou por  este homem, e o mesmo fora curado. E nesta ilha  muitos outros enfermos foram curados.

PAULO CHEGA A ROMA E FICA PRISIONEIRO EM SUA PRÓPRIA CASA DURANTE DOIS ANOS

Após três meses nesta ilha, Paulo e os demais que com ele estavam, partiram num navio de Alexandria, que invernava na Ilha.
Chegaram a Siracusa, onde ficaram três dias.
Siracusa - Uma cidade na costa oriental da Silícia
Costeando o mar seguiram para Régio.
Régio - Cidade da Itália.
No segundo dia chegaram a Putéoli - Porto da Itália, hoje chamado de Pozuoli, localizado na baía de Nápoles
Permaneceram ali em Putéoli por sete dias, depois seguiram para Roma.
Paulo encontrou-se com alguns irmãos à Praça de Ápio e às Três Vendas, e  Paulo, vendo os  irmãos, deu graças a Deus e tomou ânimo.

Putéoli - Porto da Itália, hoje chamado de Pozuoli, localizado na baía de Nápoles.

Atos 28.16 - E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao general dos exércitos; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta, com o soldado que o guardava.

Atos 28.17
Após três dias da chegada em Roma, Paulo convocou os principais dos judeus e esclarece a vinda dele para Roma, declara-se inocente pelos motivos dos quais estava sendo acusado.
Muitos iam até o local onde Paulo estava residindo, numa casa, por sua conta, com  o soldado que o guardava.
Paulo testemunhava do Reino de Deus, pela manhã e a tarde. Uns criam e outros não.

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo,
31 Pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.

Roma - Capital do Império Romano, fundada em 753 a.C. onde o apóstolo  Paulo esteve preso provavelmente duas vezes {At 28.11-31; 2Tm 1.16-17)


Aqui encerra a história do Apóstolo Paulo. A Bíblia não diz quando e como ele morreu. Não posso escrever o que não está escrito.


Parabéns a você que leu este estudo até o fim.

Deus te abençoe abundantemente
Neuza  Maria Queiroz Baldini



Se desejar me ouvir, acesse:

Nenhum comentário: